quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Ascaridíase: o que é, sintomas, tratamento e prevenção.


A ascaridíase é uma parasitose causada pela infecção pelo helminto Ascaris lumbricoides, também conhecido como lombriga. “A infecção é comum em áreas tropicais ou subtropicais com más condições sanitárias” (PEARSON, 2019).

Ressaltando que, a ascaridíase é a verminose mais espalhada em todo o mundo e o ser humano é seu único hospedeiro e o parasito adulto possui duração de vida em torno de 6 a 18 meses.  O verme Ascaris Lumbricoide acomete com mais frequência o sistema digestório. No entanto, os vermes podem habitar também outros órgãos como o coração, pulmão e fígado.

Fonte: Portal OPAS 

        Segundo Teixeira et al. (2018), “O homem infecta-se pela ingestão dos ovos contaminados com o parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas”. A transmissão do Ascaris lumbricoides ocorre quando uma pessoa engole os ovos fertilizados pelos os vermes em alimentos contaminado por fezes ou quando as pessoas levam as mãos ou dedos contaminados com sujeira à boca (PEARSON, 2019). Depois da ingestão dos ovos, eles fazem uma longa migração pelo organismo humano (fígado, pulmões e coração) e chegam ao intestino como vermes adultos (período de incubação). 

Um indivíduo contaminado pelo verme vai eliminar diariamente milhares de ovos do helminto pelas fezes, que podem contaminam solos e água, principalmente em ambientes sem saneamento básico. Favorecendo a transmissão do A. lumbricoides, quando uma pessoa sadia ingere acidentalmente estes ovos presentes no ambiente (SOARES; NEVES; SOUZA, 2018). A migração das larvas de Ascaris pelos pulmões pode causar febre, tosse, dificuldade respiratória e, às vezes, sangue na expectoração (escarro).  Os sintomas mais comuns da ascaridíase intestinal são:

  •  Inapetência;
  •  Náuseas e vômitos;
  • Diarreias;
  • Dores abdominais;
  • Vermes nas fezes.

Fonte: Manual MSD, 2017 

diagnóstico pode ser feito por meio do exame parasitológico de fezes, em que os ovos do Ascaris lumbricoides podem ser observados ao microscópio, outra forma, por exemplo, é por meio de exames de imagem como, endoscopias. “O tratamento da ascaridíase deve ser feito por fármacos orais como os azólicos (mebendazol, albendazol) e ser acompanhado por medidas de higiene (ABCMED, 2017).

Ascaris lumbricoides seu controle se dá por meio de hábitos higiênicos corretos, bem como saneamento básico adequado e de qualidade, frisando principalmente a importância de lavar bem os alimentos, lavar sempre as mãos, dá preferencia a alimentos cozidos e um local de preparação dos alimentos limpo, além de água filtrada. 


REFERÊNCIAS:

ABCMED, 2012. Ascaridíase: o que devemos saber sobre ela? Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/330065/ascaridiase-o-que-devemos-saber-sobre-ela.htm>. Acesso em: 29 set. 2020.

PEARSON, R. D. Ascaridíase. 2019. Manuais MSD. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/infec%C3%A7%C3%B5es-parasit%C3%A1rias-nemat%C3%B3deos-nematelmintos/ascarid%C3%ADase. Acesso em: 29 set. 2020.

SOARES, A. L; NEVES, E. A. O; SOUZA, I. F. A. C. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SANITÁRIA NO CONTROLE E PREVENÇÃO AO ASCARIS LUMBRICOIDES NA INFÂNCIA. Cadernos de Graduação, Recife, v. 3, n. 3, p. 23-32, 2018. Ciências Biológicas e de Saúde Unit.

TEIXEIRA, Antônia Glaucia Silva et al. OS EFEITOS DO SANEAMETO BÁSICO PRECÁRIO PARA O AUMENTO DA ASCARIS LUMBRICOIDES. Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde, Brasil, v. 6, n. 11, p. 34-40, 2018.


segunda-feira, 9 de março de 2020


Educação inclusiva: Língua Brasileira de Sinais- Libras 

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa, sendo uma língua universal, pois cada país possui sua própria língua de sinais, o qual é influenciada pela cultura nacional. Compreende a Língua de Sinais por meio de gestos pronunciada pelo corpo, são complexas, expressivas que permitem uma comunicação sobre diversos assuntos (MENEZES; FEITOSA, 2015).
No Brasil em 1856, o professor Frances surdo Ernest Huet trouxe o alfabeto manual francês e alguns sinais para o Brasil. Foi fundado em 1857 no Rio de Janeiro o Instituto Nacional de Surdos-Mudos o atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
A lei 10.436 de 2002, reconhece a língua brasileira de sinais como a segunda língua oficial do Brasil. Vale ressaltar que o decreto 5.626/2005 contribuiu para a inclusão da educação bilingue, regulamentando a lei, sendo obrigatoriedade a disciplina de Libras nos cursos de formação de professores.
Neste contexto, a educação bilingue oferece ao surdo uma educação que priorize a Língua de sinais como primeira língua e Língua Portuguesa como segunda língua, possibilitando os portadores de deficiência auditiva mais qualidade na educação e o acesso aos mais variados conteúdos. Ressaltando que, cabe as instituições de ensino possibilitar uma aprendizagem que respeite as diferenças e os diferentes ritmos de aprendizagens, propiciando um envolvimento entre professores e alunos.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Decreto n. 5.626 de 22 de dezembro 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
MENEZES, Jane Eire Silva Alencar de; FEITOSA, Cléia Rocha de Sousa. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 2. ed. Fortaleza: Uece, 2015. 152 p. Disponível em: <http://www.ava.uece.br/pluginfile.php/237375/mod_page/content/74/Livro_Linguagem%20Brasileira%20de%20Sinais_Libras.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2020.
SANTOS, M. F; SILVA, V. F. Língua Brasileira de Sinais no Contexto Bilingue. Tupã, 2013. 38 p. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização) – Faculdades FACCAT.

Ascaridíase: o que é, sintomas, tratamento e prevenção.

A ascaridíase é uma parasitose causada pela infecção pelo helminto  Ascaris lumbricoides , também conhecido como lombriga. “A infecção é com...