quinta-feira, 30 de maio de 2019


COBRA CEGA

Já ouviu falar em cobra cega?
Mais por que são chamadas assim?
           Elas são venenosas?



Confundidas diariamente como minhocas e serpentes, apesar de ser conhecida popularmente como cobras esses animais na verdade são anfíbios, da classe Amphibia, da ordem Gymnophiona (do grego gymnos (nu) + ophioneos (parecido com serpente), isso deve ao fato de se parecerem com serpentes sem escamas. Ademais, outro nome pelo qual estes animais também são conhecidos é cecília, do latim caecus (cego), pois apresentam olhos pequenos, rudimentares, envoltos sob uma camada de pele ou mesmo ossos e pelos.
Esses animais não são cegos, apenas não são capazes de enxergar imagens. Seus olhos, portanto, tem apenas a função fotorreceptora, ou seja, identificar a ausência ou presença de luz no ambiente.
Tais indivíduos, possuem o corpo cilíndrico e alongado, não possuem patas e, diferentemente das serpentes e anfisbenas (cobras-de-duas-cabeças), não  possuem escamas. Além destas características, a pele das cobras-cegas é úmida, apresenta anéis queratinizados em todo o seu comprimento. Os olhos são atrofiados, porem possuem tentáculos sensoriais que auxilia quanto a esta função. Tais animais, ainda, possuem dentes que auxiliam na alimentação dos filhotes.
As cobras cegas vivem sobre o solo úmido de florestas e áreas abertas naturais, podendo ser encontrada também em ambientes alterados pela ação do homem, como pastagens, plantações e até jardins.
De acordo com o texto do site mix (2015), as cobras cegas não mordem, nem ataca os seres humanos. No entanto, elas possuem glândulas que produzem uma secreção com toxina venenosa sendo uma proteção do próprio animal e não há registros se seres humanos que foram envenenados por este animal.

Fonte: GPA Brasil.

Mais por que o nome cobra cega?

Então porque cobra cega? Popularmente isso se deve ao fato do formato do corpo que lembra muito o de uma cobra, pois são animais invertebrados, consequentemente o animal tem muita mobilidade o que faz com que o mesmo seja confundido com uma cobra. Outra curiosidade é o fato de algumas pessoas não conseguirem ver os olhos desse animal, por isso afirmam que se trata de uma cobra cega.

Como dito anteriormente, a cobra-cega não é uma cobra e tem olhos, sendo olhos pequenos os mesmos são bastante efetivos, o que acaba sendo um fator muito interessante e que explica muito esse animal para os profissionais. Mesmo não sendo olhos muito efetivos como outros animais, a cobra-cega também conta com um sistema no qual consegue captar as vibrações o que acaba sendo um mecanismo de defesa para esse animal, pois o mesmo fica sabendo a posição de um determinado predador ou presa.

De acordo com o texto de Fernandes (2019), esses animais ajudam a controlar as populações de cupins e formigas comendo seus ovos e larvas e também se alimentam de minhocas, além de fornece comida para cobras maiores e outros animais. Acontece também, de a cobra-cega se alimentar de outra cobra-cega. Sua principal forma de atacar é usando seus dentes, embora ela não costume mastigar suas presas.
Portanto, as cobras cegas são inofensivas elas não têm veneno e suas bocas são muito pequenas para morder um ser humano. Ressalto que, quando se sentem ameaçadas elas tendem a responder mexendo vigorosamente, emitindo uma pequena quantidade de muco para se proteger.

REFERÊNCIAS

COSTA, Henrique Caldeira. Siphonops annulatus cobra cega. 2010. Disponível em: <http://www.museudezoologia.ufv.br/bichodavez/edicao22.pdf>. Acesso em: 30 maio 2019.
MIX, cultura (Ed.). Tudo sobre a cobra cega. 2015. Disponível em: <https://animais.culturamix.com/informacoes/anfibios/tudo-sobre-a-cobra-cega>. Acesso em: 30 maio 2019.
FERNANDES, Ana. já ouviu falar em cobra cega? 2019. Disponível em: <https://www.gpabrasil.com.br/fauna/ja-ouviu-falar-da-cobra-cega/>. Acesso em: 30 maio 2019.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Momentos do Estágio



ENTRADA PARA O CONHECIMENTO

Há mais de um mês frequento essa escola. Muitos sentimentos foram despertados a priori,
mas sempre com a certeza que sairia com uma bagagem de conhecimentos que serão úteis para minha formação docente. Viver o momento do estágio é prever suas ações que porventura, iria passar no futuro. O convívio com os estudantes, o acompanhamento pedagógico, as ministrações de cada aula e as observações realizadas, tornaram degraus de evolução do ensino. A cada entrada por esses portões era um desafio aceito. Esse desafio poderia ser como preparar uma aula em que o discente se envolvesse e pudesse compreender todo o conteúdo a ser abordado. A cada entrada, sabia que tinha que me moldar, pois, obviamente, não era um material pronto, finalizado, com os acabamentos perfeitos e sim, em verdadeira construção, em uma constância de modelamento no âmbito de lecionar. Sei que cada vez que lembrar dessa entrada, lembrarei juntamente, dos  aprendizados, das noites que tive como preparação para cada dia que estaria juntamente com os estudantes. Sim, a entrada à uma escola traz conhecimentos!
#conhecimento #escola #amorporensinar #estagio





VIVÊNCIA ESTUDANTIL

A convivência escolar mostra ao jovem professor os desafios do ensino. Obter a atenção dos alunos é um dos primeiros desafios. A cada encontro, para cada turma, existe uma estratégia para o desenvolvimento de um estudante. Para chegar a cada ponto estratégico requer muitos estudos, dedicação. Por isso, ao rever essa foto noto que cada esforço é válido. É exaustivo, porém quando começamos a notar que a cada encontro o nível de interação, a atenção, a curiosidade são aumentadas, vemos que aquela sensação de cansaço foi recompensada com um simples “adorei a aula hoje, professora”. O sentimento de dever cumprido e bem feito é surpreendente, pois mesmo com a capacidade física no mínimo, podemos ter um propulsor para construir a vida de cada aluno que lecionamos. A vivência é importante! Conhecer o nosso aluno é o importante! Em momentos em que a atualidade contradiz o conceito de ser professor, a resposta que damos é com o nosso dia a dia. Podemos notar que cada docente é capaz de construir vidas de trinta, trinta e cinco, quarenta ou mais alunos de uma só vez! O contato é preciso! Sei que um dia não haverá arrependimento, e sim gratidão, pois para o verdadeiro professor existe o amor para o trabalho bem feito!

#amorpelotrabalho #educar #educação #ensino #vivencia #estrategiasescolar



EQUIPE DE TRABALHO

O contato por muitos dias com os alunos foi criado um laço de equipe. As estratégias utilizadas deram vida a um grupo de trabalho para termos tardes proveitosas.  A equipe foi agregada com o esforço que cada estudante se propôs a realizar. A unidade em sala é importante pois a cooperação, a ajuda que cada colega é construtor para o conhecimento. O companheirismo do fará com que a interação se torne em compartilhamento. Esse compartilhamento trará um desenvolvimento e auxílio para o professor. Mas a cada encontro foi denotado que cada equipe poderia estar repassando o que foi aprendido para as outras equipes que estavam com dificuldades, outrora algo que não acontecia. O trabalho feito torna-se gratificante pois o sentido de ajudar, a motivação foi aguçada de forma simples e objetiva. Pois sabemos muito bem, quando conseguimos explanar qualquer conteúdo a alguém, condiz que conseguimos compreender, e isso resulta em aprendizagem.

#aprendizagem #foco #equipe #ajuda #compartilhamento 

PAPEL DO EDUCADOR

Nesse estágio tive a oportunidade de perceber que o processo de educar é maravilhoso. Porém, deve haver muita dedicação, notei isso nas aplicações da professora que estive observando, parceira do meu estágio. A vida não se torna simples quando temos sobre nossas responsabilidades dezenas de vidas para obter conhecimento. Claro! Não emanamos todo o poder da sabedoria, podemos estimular que o conhecimento seja despertado, e o prazer em aprender seja constante a cada dia. Isso é um desafio. Sabemos que a sociedade estudantil, muitos, possuem em baixo estímulo em ter que estudar, realizar as atividades propostas. E o desafio é tornar a referência dos estudantes, ou fazer que sua referência seja uma que possa estar nos parâmetros de aproveitamento educacional. Sim, educar é um processo de dedicação e de grande importância ao aluno, quanto ao professor(a).  O estágio faz com que vivemos uma prévia o que estaremos em breve realizando. 

#ensinarporamor #ensino #educação #serprofessor #dedicacao







Ascaridíase: o que é, sintomas, tratamento e prevenção.

A ascaridíase é uma parasitose causada pela infecção pelo helminto  Ascaris lumbricoides , também conhecido como lombriga. “A infecção é com...