Ao realizar esse pequeno trajeto sentimos algumas mudanças em nosso organismo. Um dos primeiros fatores de mudança é a nossa respiração. Você já percebeu que quando ultrapassa certo limite de intensidade de exercício e fica difícil de falar sem que a respiração fique ‘cortando’ suas frases? Isso acontece pelo fato que a frequência respiratória é um marcador de intensidade de exercício assim como a própria frequência cardíaca.
Outro fator analisado é a temperatura corpórea. Quando exercitamos a temperatura do nosso corpo eleva. O tecido celular adiposo tem função isolante natural (baixa condução de calor), e separa a pele (região mais sensível às variações térmicas externas) da região corporal central (temperatura mais estável). O fluxo sanguíneo cutâneo estabelece ligação entre a pele e a região corporal central. A irrigação cutânea é composta por um sistema complexo de ramificações vasculares, do qual fazem parte plexos venosos, arteríolas e anastomoses arteriovenosas (essencialmente presentes ao nível de áreas expostas como os pés, as mãos, o nariz e os pavilhões auriculares). Dessa forma, o maior ou menor aporte sanguíneo faz o fluxo de calor interno para a pele, a partir da qual o calor pode ser posteriormente dissipado para o meio ambiente. A condução de calor ao passar de um estado de vasoconstrição total para vasodilatação total aumenta cerca de 8 vezes, ou seja, a pele funciona como um sistema de radiação de calor controlado.
A quantidade de passos em que dei para realizar o trajeto foram de 125 passos. Pois cada passo meu tem a medida em média de 40cm. E sabendo que o total do trajeto foi de 50 m, para determinar o valor de passos realizamos um cálculo matemático, a razão do total do trajeto pela medida em média de cada passo dado.
Velocidade Média
A Velocidade Escalar Média, ou simplesmente, Velocidade Média, é calculada pela razão entre o deslocamento realizado por um móvel e o tempo necessário para perfazê-lo. A seguinte expressão matemática mostra a estrutura desse cálculo:
Vm= ∆S/∆t. Vale lembrar que, a unidade de medida de acordo com o Sistema Internacional de Medidas (SI) é em m/s e o deslocamento é a diferença do valor final com o valor inicial e da mesma forma o intervalo de tempo, o valor de tempo final subtraído pelo valor inicial do tempo.
Aceleração Média
Similar a velocidade média, a aceleração média, é a variação total da velocidade de um móvel em um determinado intervalo de tempo. A fórmula matemática para determinar a aceleração média será:
am=∆v/∆t.
Força Média Para o Movimento
Sabemos que o resultado dinâmico da força é uma aceleração. Um móvel quando se submete a ação de uma força resultante não nula, isso surge uma aceleração resultante com a mesma direção e sentido. Em linhas gerais, a força média é calculada pelo produto da massa em gramas pela aceleração média em metros por segundo ao quadrado.
Energia Cinética do Movimento
Existe uma forma de energia que se manifesta na movimentação dos corpos. Essa energia tem um valor relativo, pois depende da velocidade com que o corpo se locomove quando comparado a um referencial adotado. Quando um móvel estiver em deslocamento em relação a um referencial, ele possuirá uma forma de energia de movimento que se denomina energia cinética. Para calcularmos a Energia cinética utilizamos o produto da massa, em gramas, pela velocidade em metros por segundo elevado ao quadrado em que esse valor dividimos por dois. A expressão retrata o processo do cálculo:
Ec= (m ∙ v^2)/2.
Consumo Energético (Calorias) da Atividade
As calorias são fornecidas pelos carboidratos, lipídios e pelas proteínas que consumimos e não devem ser eliminadas da alimentação diária, pois possuem seu valor nutricional e são importantes em determinadas realizações do organismo. Para que a quantidade de caloria não ultrapasse a necessária, pode-se atentar para a quantidade da mesma que se ingere e ainda praticar atividades físicas que queimem as calorias desnecessárias. Para definir o gasto calórico, nesse caso, em uma corrida, são multiplicada a velocidade pelo tempo em horas e pela massa corporal em quilogramas.